Oferecemos tratamentos para diversas doenças, com acompanhamento profissional.
HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana. O vírus ataca as células de defesa do corpo, diminuindo a imunidade, deixando a pessoa susceptível a qualquer doença. Esse mecanismo, com o passar dos anos, pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Muito embora ainda não exista cura, pois, até o momento, nem o corpo humano ou medicamentos, conseguem retirar esse vírus do organismo, existe controle eficaz. Iniciar o tratamento antirretroviral o quanto antes, evita que o vírus ataque o sistema imunológico e garante qualidade de vida para o paciente. Ter o acompanhamento de um infectologista faz toda a diferença para encontrar o tratamento adequado para cada caso.
A dengue é uma doença viral, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Nos últimos anos, essa tem sido uma das doenças transmissíveis de maior relevância no Brasil e no Paraná. A dengue apresenta um amplo espectro clínico, variando desde quadros assintomáticos até doença grave com risco de óbito. Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta, de início repentino, podendo estar associada a dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira. Falta de apetite, náuseas, vômitos e diarreia podem estar presentes. A avaliação médica é importante para o monitoramento e identificação destes sinais.
A febre Chikungunya, identificada no Brasil em 2014, é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os principais sintomas são febre alta de início rápido associado a dores intensas e inchaço nas articulações, principalmente, dos pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. Aproximadamente 50% dos pacientes podem apresentar persistência das dores articulares por meses ou anos, dificultando ou impedindo o retorno ao trabalho. Saber como se prevenir é o mais importante.
Hepatite A é uma doença viral transmitida a partir de água e alimentos contaminados. Pode causar febre, dores musculares, mal-estar, falta de apetite, icterícia (pele amarelada), fezes brancas e urina de coloração escura. É uma doença que pode ser prevenida através da vacinação. Se quiser saber se você pode ou não tomar a vacina, fale conosco.
É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). A transmissão pode ocorrer da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por contato sexual. O vírus fica presente e ativo por vários dias em secreções como sangue, saliva, sêmen e secreção vaginal. A hepatite B tem tratamento e pode ser curada, além de ser também possível a sua prevenção através da vacinação. Se não for acompanhada de maneira adequada, pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado.
A hepatite causada pelo vírus C (HCV) é uma doença de caráter silencioso, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Ela pode ser transmitida por sangue contaminado, por compartilhamento de instrumentos de manicure, pedicure, tatuadores, agulhas e seringas. O contato sexual com pessoas infectadas ou a transmissão da mãe para o filho durante a gravidez ou o parto também são formas possíveis de transmissão. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tornam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ou câncer se não forem diagnosticados e tratados a tempo. Graças a avanços recentes, atualmente, a hepatite C tem cura em mais de 95% dos casos.
O herpes zoster, conhecido popularmente como cobreiro, é uma doença infecciosa provocada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo que causa a catapora (varicela). São pequenas vesículas que se formam na pele acompanhando o caminho das terminações nervosas do corpo. Essas lesões são muito dolorosas e afetam, na maioria das vezes, apenas um lado do corpo. O tratamento com antivirais ajuda a reduzir o tempo de doença e deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Em alguns pacientes, a dor pode ser intensa e perdurar por várias semanas ou meses. Desde 2014 já existe uma vacina contra herpes zoster, indicada para pessoas a partir dos 50 anos de idade. Ela reduz o risco de aparecimento da doença e previne contra a incidência de quadros dolorosos posteriores à infecção.
Herpes simples é uma doença contagiosa causada pela família de vírus herpes simplex. O paciente contaminado costuma apresentar feridas dolorosas em pele e mucosas, como lábios, boca gengiva, região genital. Existe tratamento para que as lesões reduzam de forma mais rápida e que não reapareçam com frequência.
A infecção do trato urinário é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. Particularmente as mulheres são mais vulneráveis, sobretudo porque possuem menor extensão anatômica da uretra do que os homens, e maior proximidade entre a vagina e o ânus. Porém, os homens também são acometidos, principalmente quando há doença prostática associada. Os sintomas variam desde aumento da frequência urinária, aumento do volume urinário, dor ao urinar e dor na parte inferior do abdômen. Quando há acometimento renal (pielonefrite), em geral febre e dor lombar estão associados. Para essas infecções o tratamento com antibiótico adequado e imediato são fundamentais.
As infecções de pele e partes moles (tecido subcutâneo), variam muito em seu espectro de apresentação e gravidade. Podem causar desde lesões menos graves (impetigo), ou quadros moderados (celulite), chegando até doenças graves com lesões necrozantes e risco à vida (fasciíte necrosante). Um pequeno ferimento, uma lesão próxima da unha ou, uma simples escoriação, podem permitir a entrada de uma bactéria ou fungo que causam a infecção. Insuficiência venosa e diabetes são fatores de risco importantes para surgimento de lesões que podem ser a porta de entrada para uma infecção de pele.
A pneumonia é um processo infeccioso que acomete os pulmões. Pode causar tosse com ou sem catarro, dor no peito, falta de ar, febre, dor de cabeça e no corpo, mal-estar e falta de apetite. Pode ser causada por bactérias como o pneumococo (Streptococcus pneumoniae) por exemplo, ou por vírus como influenza, coronavírus e outros. O tratamento é realizado através de antibióticos. Procure sempre um médico para avaliar qual o medicamento mais adequado e o tempo necessário de tomada da medicação.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. Ela afeta principalmente os pulmões, mas pode afetar qualquer órgão do corpo. Os principais sintomas são tosse com catarro há mais de três semanas, febre, falta de apetite, perda de peso e sudorese noturna. A tuberculose é uma doença tratável e potencialmente curável. Se não tratada, pode matar! Portanto, se você tem algum desses sintomas, procure um infectologista.
A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário que é transmitido a partir de água e alimentos contaminados. O principal agente transmissor desse parasita são os gatos, que eliminam ovos em suas fezes que, ao atingirem o solo, assumem a sua forma infectante. A toxoplasmose em geral causa febre, mal-estar e presença de linfonodos (gânglios) aumentados no corpo. Pode apresentar formas graves em pacientes imunossuprimidos. Essa doença não pode ser transmitida de pessoa-a-pessoa, mas pode ser transmitida da mãe para o feto causando doença grave na criança, a toxoplasmose congênita.
O sarampo é uma doença infecciosa causada pelo vírus do sarampo. É transmitida pelo ar, a partir de gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de aproximadamente 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer com a pessoa ainda assintomática e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. Os principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas. Em adultos, pode fazer formas graves levando a morte. O mais importante é que o sarampo é uma doença imunoprevenível, ou seja, existe uma vacina segura e eficaz que protege todos nós contra o sarampo. Converse conosco para saber se você pode receber a vacina ou ainda se precisa de uma dose de reforço.
Rubéola é uma doença viral transmissível. Costuma causar manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. A rubéola é transmitida pelo ar, por gotículas de saliva ou secreção nasal. Pode levar a quadros potencialmente graves e representa um sério risco para gestantes ou mulheres que pretendem engravidar, pois o vírus pode ser transmitido da mãe para o feto podendo provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança. A rubéola é uma doença imunoprevenível, ou seja, existe uma vacina segura e eficaz que protege a todos nós. Converse conosco para saber se você pode receber a vacina ou ainda se precisa de uma dose de reforço.
A mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, é uma doença contagiosa pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através da saliva. A maioria das pessoas tem contanto com o vírus nos primeiros anos de vida e desenvolvem um quadro brando, que é indistinguível de um resfriado simples. Esses pacientes curam-se espontaneamente e adquirem imunidade para o resto da vida. A doença mononucleose, com os sintomas clássicos de febre alta, dor de garganta, prostração e aumento dos linfonodos do pescoço, geralmente ocorre na adolescência ou início da vida adulta, quando alguém que não entrou em contato com o vírus na infância é infectado.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo Treponema palidum. Além do contato sexual, sua transmissão pode ocorrer por contato com sangue contaminado ou da mãe para o feto, causando malformações graves na criança que podem levar a morte. O período de incubação pode variar de 10 a 90 dias e, se não tratada a tempo, pode causar formas graves com acometimento do coração e do sistema nervoso central. Na sua forma primária, inicial, causa feridas nos órgãos genitais (cancro duro), com característica plana e avermelhada, sem saída de secreção. Essas feridas desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes, mas isso não significa que a doença foi curada. Num segundo estágio, pode manifestar-se com manchas vermelhas por todo o corpo que também regridem sem tratamento. Só na terceira fase que aparece o comprometimento no coração, nos ossos e no sistema nervoso central, causando inclusive alterações psiquiátricas, com mudança no comportamento. Se abordada na fase inicial, a sífilis pode ser facilmente tratada e curada com penicilina.
A leptospirose é uma doença infecciosa bacteriana aguda, transmitida principalmente pela urina de ratos urbanos, comum em Curitiba e região. O simples contato da pele com água contaminada em poças de água ou enxurradas causadas pela chuva é suficiente para que a bactéria Leptospira penetre e cause a doença. Os sintomas variam de quadros brandos até doença grave e, em geral, são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular, especialmente na panturrilha, dor de cabeça e no tórax, olhos vermelhos, tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e manchas vermelhas no corpo. Leptospirose tem tratamento, realizado com antibióticos.
Você está com a sua caderneta de vacinação em dia? Muita gente não sabe, mas adultos, crianças e idosos precisam ser imunizados. Ficar exposto a doenças que podem ser prevenidas com vacinas, traz um risco desnecessário a sua saúde e de pessoas que estão próximas. Converse conosco e saiba quais são as vacinas indicadas para a sua faixa etária e para o seu perfil clínico.
Para tornar sua viagem (de férias ou trabalho) mais segura e proveitosa, podemos indicar ações preventivas e fazer recomendações de acordo com seu quadro de saúde e o destino que você irá visitar. Indicamos as vacinas necessárias ou recomendadas para determinado destino, alertamos sobre cuidados específicos com higiene, água e alimentação, orientamos o uso de remédios para determinadas doenças, entre outros. Da mesma forma, se você retornou de alguma viagem e ficou doente ou não está se sentindo bem, converse conosco.
A COVID-19 é a doença causada por um tipo de coronavírus, o SARS-CoV-2, descoberto em 2019. Os sintomas da doença são os mesmos de um “resfriado ou gripe”. Portanto, se você, ou alguém que você conheça, apresentar coriza, tosse, dor de garganta, perda de olfato/paladar ou falta de ar, pode ser COVID-19. Nesse caso, é importante fazer o diagnóstico e ter o acompanhamento adequado.